sábado, 8 de janeiro de 2011

Scones

Para o pequeno-almoco de hoje, que alias foi tardio, quase um brunch portanto, fiz esta receita de Scones. E do livro "Baking" de Dorie Greenspan e a receita original da pelo nome de "Cream Scones".



Scones
(usei uma chavena de cerca de 240 ml)

1 ovo
2/3 chavena de natas frias
2 chavenas de farinha
2 colheres (sopa) de acucar
1 colher (sopa) de fermento em po
1 colher (cafe) de sal fino
5 colheres (sopa) de manteiga, em pedacinhos e bem fria
3/4 chavena de corintos (nao usei)

Aquece-se o forno a 200 C.
Misturam-se bem as natas com o ovo.
Com varas, misturam-se a farinha, acucar, fermento e sal numa tigela grande. Junta-se a manteiga e, com os dedos, trabalha-se rapidamente incorporando-a na mistura da farinha ate se terem pedacinhos de manteiga de varios tamanhos. A mistura nao vai ser homogenea e tem que se ter o cuidado de nao derreter a manteiga com o calor das maos.
A seguir, juntam-se as natas e ovo (e os corintos, se usar) e mistura-se com um garfo so ate a massa estar molhada e a pegar. Com uma espatula ou com as maos, amassa-se ligeiramente umas 8 a 10 vezes.
Deita-se a massa numa superficie enfarinhada, achata-se com as maos e corta-se em triangulos ou outra forma desejada. Eu fiz os meus circulares. Nesta altura os scones podem ser congelados num tabuleiro, de modo a nao se colarem uns aos outros, e depois bem embrulhados de modo a proteger do ar.
Vao ao forno por cerca de 18 a 22 minutos, ou ate os topos estarem dourados e firmes. Nao e preciso descongelar os scones antes de os por no forno, basta acrescentar 2 minutos ao tempo de cozedura. Depois de cozidos transferem-se para uma grelha para arrefecerem por, pelo menos, 10 minutos antes de servir.
Servem-se com manteiga e doces de fruta. Os nossos foram acompanhados de compota de amora, geleia de maca e canela, geleia de alperce e ananas e doce de morango. Um conjuntinho de doces que foi prenda de amigos de Natal. Todos uma delicia!

Sem comentários:

Enviar um comentário