sábado, 1 de janeiro de 2011

Duas Entradas

Alem de uma malga de azeitonas pretas, grandes e deliciosas e alguns frutos secos, a nossa mesa de fim de ano contou ainda com salsichas cocktail encharcadas em molho agridoce (de compra) e estas duas entradas. Fiz duas das minhas favoritas, de sabores e consistencias bastante distintas: Humus e Guacamole. Uma do Medio Oriente e a outra da America Central. Ambas receitas foram retiradas do livro "The New York Times Cookbook" de Craig Clairborne, as quais fiz alguns pequenos ajustes.




Humus
(usei uma chavena de cerca de 240 ml)

2 chavenas de grao cozido, escorrido
3 colheres (sopa) de tahini (pasta de sesamo)
sumo de 2 limoes
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.

Colocam-se todos os ingredientes num robot de cozinha e processa-se ate estar uma pasta macia e homogenea. Se estiver a ficar muito grossa, junta-se um pouco de agua enquanto o robot esta a trabalhar. Pode decorar-se com raminhos de salsa.

Guacamole

2 peras abacate maduras
sumo de 1 lima
1 cebola, picadinha
1 dente de alho, picado fino
1 tomate pequeno, picado fino
Sal e pimenta q.b.
2 colheres (sopa)de coentros picados

Coloca-se a polpa dos abacates e o sumo da lima numa tigela e, com um garfo, desfaz-se ate estar quase em pure. Podem deixar-se aos bocado maiores, e a gosto. Juntam-se depois os restantes ingredientes, misturando bem, e ajustam-se os temperos. Serve-se polvilhado com mais coentros picados.

Sem comentários:

Enviar um comentário